História

É conhecida por ter rompido as rígidas normas que determinavam a não aceitação de novas escolas de samba na AESCRJ. A Arrastão de Cascadura conseguiu convencer os dirigentes da Associação a incluí-la como escola de samba, pois, como bloco, já provara o seu potencial, desejando portanto iniciar uma nova empreitada como escola de samba.

Nascida no bairro de Cascadura, na XV Região Administrativa de Madureira, cuja população é formada por mais de 370 mil pessoas, a Arrastão de Cascadura tem como madrinha a vizinha Império Serrano, razão pela qual adotou suas cores, o verde e o branco.

Em 1976, conseguiu o primeiro titulo, no grupo 3, onde havia começado. No ano seguinte, em 1977, foi campeão do grupo 2, ganhando o direito de participar do desfile principal.

Desfilando no Grupo Principal em 1978, a escola não foi feliz, sendo rebaixada. De 1979 até 1985, o Arrastão permaneceu no 2º Grupo alternando bons e maus momentos, porém o de 1985 rebaixou a escola pro Grupo 2A (Grupo 3 a partir de 87), na qual ficou até 1988, onde a escola conseguiu mais um título com o enredo: “Festa para Orfeu Negro” e carimbou sua volta ao 2º Grupo.

Em 1989, com o enredo: “Zezé, um canto de amor e raça”, a escola ganhou o prêmio Estandarte de Ouro de Melhor Samba-Enredo. Mas, na apuração, a escola foi novamente rebaixada para o Grupo 3. Em 1992, o Arrastão conquistou mais um título, o do Terceiro Grupo com o enredo “Carnaval ontem, hoje e amanhã”

Em 1995, a escola voltou a ter um bom momento, com o enredo Frevança, do carnavalesco Max Lopes, ficando a um ponto de voltar ao Grupo Especial.S e naquele ano não tivessem convidado a Unidos do Porto da Pedra para o desfile do Grupo A, a escola teria desfilado no Grupo Especial em 1996, o que certamente mudaria a sua trajetória nos anos posteriores.


No ano seguinte, em 1996, a escola voltou a cair pro Terceiro Grupo. De lá pra cá, a escola desceu ladeira abaixo, passando a desfilar na Intendente Magalhães. Até que em 2008, com o enredo Paço de São Cristóvão: do Palácio Real ao Museu Nacional, 200 anos de história, conquistou o vice-campeonato no Grupo de acesso C, retornando ao Sambódromo peloGrupo B em 2009.

Na sua volta à Passarela do Samba, a escola de Cascadura mostrou o enredo E Foram Felizes Para Sempre. A Química Perfeita dos Pares!, idealizado pela sua própria comissão de carnaval. A agremiação foi uma das três ultimas colocadas sendo novamente rebaixada para o Grupo Rio de Janeiro 2 em 2010, ficando na 12° colocação com 233.6 pontos.